Caro Fernando e outros usuários que perguntaram sobre o uso de Palm
com a tecnologia voip, porem sem microfone informo que diversos
modelos de palm aceitam o uso externo do microfone. Ele é um módulo
que é conectado nos mesmos terminais onde se faz uso do cabo de
sincronização. A instalação é muito simples, basta comprá-lo e plugá-
lo no terminal.

Acesse o link a seguir para visualizar o módulo:

http://www.palmbrasil.com.br/acessorios/som-imagem-10.html

Para quem perguntou se o aparelho é anatômico e etc, vai do critério
de cada um. Para mim pode até parecer um telefone estiloso. O que eu
faço é diminuir o Speaker volume ao máximo através do ARTICULATOR. Ao
utiliza-lo como telefone coloco meu pavilhão auricular em contato com
o audio na face posterior do palm. Fica perfeito. Claro que existe a
possibilidade de usar fones de ouvido com microfone e nesse caso o
módulo não apresenta um microfone e sim uma saída do tipo p2.

Para aqueles que desejam utilizar o aparelho a custo baixo e
comunicar com a empresa é fácil. Nesse caso basta instalar no PC da
empresa o programa FWD comunicator (parecido com o Skype para PCS) e
fornecido pelo site onde foi realizado o cadastro. Tendo uma rede
WiFi ou um celular com bluetooth e com plano de dados em conta você
terá acesso à internet através do palm e conexão com o ARTICULATOR. É
claro que o custo 0 é somente para casos onde se tem WiFi disponivel
(que também nem é 0, alguem está pagando por uma internet a cabo, por
exemplo).

Existe ainda a possibilidade de acessar telefones fora da rede FWD de
qualquer lugar do mundo. Mas como a FWD não tem planos no Brasil, a
chamada será internacional e cara! Existe outros servidores que não o
FWD no Brasil onde existe a possibilidade do uso do ARTICULATOR, não
todos. Por exemplo, o Voip do Terra não é compativel devido ao codec
de audio utilizado que não é o GSM ou G711.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas
Um abraço,
Rafael

> Em 05/08/07, passosepassos <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

Caro Rafael Freitas,
Participo como expectador nesse grupo e agradeço pela informação. Mas
não consigo entender como é possível usar um pda como o Tungstem E2
como telefone, já que ele, por não ser um telefone, aparentemente não
tem o dispositivo de entrada de voz e o de saída de voz
anatomicamente viáveis. Ou essa facilidade que você anunciou refere-
se somente à possibilidade de acessar a web com o pda a custo baixo?
Poderia exemplificar uma situação prática em que esse recurso seria
útil? Eu uso o pda profissionalmente, principalmente. Trabalho com
vendas, e pensei que talvez, com esse recurso eu pudesse me comunicar
com a empresa direto do pda, para transmitir os pedidos de mercadoria
por telefone, a custo baixo.

Tenho pouca apitidão para explorar a infinidade de recursos que o pda
poderia proporcionar, mas sou um entusiasta apaixonado por essa
máquina, e procuro fazer o melhor uso dela, na área de lazer ,
finanças pessoais, etc...

Bem, finalizando, se for necessária uma explanação muito trabalhosa,
agradeceria se me infomasse ao menos uma boa fonte de consulta.

Grato
Fernando M Passos