Olá, Renato, não tenho nada de engenheiro (sou formado em Letras), mas
gostaria de defendê-los com base no que você próprio contou.

É muito natural que, no momento em que surge um problema inesperado a
ser resolvido, as pessoas, não importa a formação, tentem primeiro as
soluções que parecem ser mais evidentes.

Não é "óbvio" que seria impossível empurrar o ônibus, afinal era um
grande número de pessoas para empurrar e não sabemos de cara quanto o
ônibus pesa, qual o peso que cada indivíduo suportaria, qual o impacto
exato da inclinação, etc. É muito possível que, rapidamente depois do
primeiro insucesso, surgiria a idéia de calçar o ônibus.

Não houve tempo porque apareceu uma pessoa do local que "reconheceu o
padrão". Ele pode até ser um gênio, mas a única coisa que ele provou no
episódio é que aquilo acontece muitas vezes ali, não é um problema
inesperado para ele ("Isso acontece sempre", ele mesmo disse). Um dia
aconteceu a primeira vez, alguém resolveu e desde então todos ali agem
sem nem pensar no assunto.

Sem dúvida, nem sempre diploma quer dizer alguma coisa. Mas não vejo sua
história como um exemplo disso.

Abraços!

*Paulo Santoro
* www.paulosantoro.com

"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos para escolher?"
/Bertrand Russell/