Dica, paciência

Como o problema está crítico tente fazer um hardreset, mas antes faça um
sincronismo para fazer as backups. Após o hardreset comece a instalar um
por um dos programas e fique atento.

Muitas vezes alguns programas alteram arquivos .pdb ou até .prc
(library), são estados em alguma versão do OS mas quando rodam em outra,
não funcionam.

Wellington