Ricardo,

> Só queria comentar uma frase sua...
>
> "Mas cá entre nós, Hélvio, eu não me sentiria muito à vontade falando com
> um equipamento..."
>
> Náo é isso o que você faz quando está falando no celular?

Não exatamente. Quando falo ao celular, não falo com um equipamento. Falo
através dele! Tem alguém de carne e osso me escutando do outro lado. Sei lá,
mas acho que a sensação é a mesma daquele maldito atendimento da Oi, quando
você deve falar o motivo da ligação. Pode ser coisa, mas não me sinto muito à
vontade.

Pra falar a verdade não me sinto à vontade nem para fazer gravações... O tal do
memo de voz, pra mim, é completamente inútil!

> Agora, o que acho extremamente estranho mesmo é o povo na rua falando
> através de microfone, seja ele wired ou bluetooth,,,

O que quase sempre me seguro para não rir é do pessoal usando conjuntos
fone/microfone e segurando o microfone colado na boca pra falar... Não há a
menor necessidade daquilo, o microfone em baixo é sensível pra caramba e há
redução de ruídos, seja por software ou por hardware (um filtro pra isso é algo
relativamente  simples de projetar). Ainda assim o povão insiste que tem que
segurar o troço colado na boca...

O que me lembra, desviando um pouquinho o assunto, o pessoal fazendo
transferência de arquivos por bluetooth, segurando os dois aparelhos encostados
um no outro quando poderiam, perfeitamente, estar a 1m de distância sem que
haja interferência significativa na taxa de transmissão de dados. Vai
entender...

> Me lembra aquelas
> cenas de ffilmes que se passam em sanatório onde o povo fica falando com as
> paredes, árvores, portas e até mesmo com os amigos imaginários....

Pois é, eu ditando um texto para um assistente virtual, me sentiria mais ou
menos assim! rs... Mas como eu disse, pode ser um problema meu. Sou bastante
introvertido.

Harlley