Em Thu, 28 Jun 2007 09:46:10 -0300
"Rodrigo Hjort" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> [...]

   O ideal seria tentar manter mais uniforme possível, apesar de adorar
Perl, uma aplicação desenvolvida em Rails deveria usar RubyU para ter
menos software/bibliotecas como dependências para instalar.

> Aí é que está. Basta portar essas funções de PL/sh para PL/Perl ou
> mesmo em C para o Windows. Os módulos restantes não notarão a
> diferença. :)

   O ideal seria ter essas chamadas via SNMP, impacta menos a rede e
também poderia disponibilizar para outras estruturas de gerenciamento
(Nagios, Zabbix, Munin, etc.). Isso permitiria funcionar em mais
Sistemas Operacionais/Plataformas.

> O protocolo via SQL é extremamente simples. Eu até pensei em
> transportar os dados via estrutura XML, mas achei que iria ficar
> muito "carregado" e poderia onerar os servidores alvos. Opiniões?

Agrupando para a resposta abaixo.

> Se alguém (conhecedor de ferramentas para monitoramento de
>

> Com certeza muito disso tem quase pronto na API do Windows. Resta
> criar a DLL que invoque tais funções de dentro do PostgreSQL.

   Justifica se estiver usando webservice na ponta que recebe os dados,
pensando em administração de sistemas o melhor mesmo seria SNMP ou
continuar com instruções SQL mesmo. Usando SNMP seria possível coletar
dados do Windows sem precisar de desenvolver algo que use alguma API do
Windows, já está lá para usar. ;)

Meus dois centavos...

--
Fernando Ike