Sobre usar outra linguagem com o PostgreSql...

Creio que colocar Quel para dentro do PG é inviável. Não digo
tecnicamente, mas sim de disponibilidade / tempo / vontade.

Uma alternativa que tive idéia lendo o que falaram foi implementar na
forma de uma camada intermediária.

A mais simples (que seria bem trabalhosa também, creio) seria, por exemplo.

Fazer com que Quel rode sobre a máquina virtual do Java (JVM), o Java
6 tem suporte (facilitado) a linguagens de Script, tanto que hoje
existe Ruby rodando sobre JVM, suportado pela Sun.

Então.... Alguma alma caridosa Desenvolve o Quel para rodar na JVM. É
feito um mapeamento das expressões Quel para obter obter os  dados via
JDBC.

Existe também a alternativa de implementar a SPI do postgresql. Mas
essa talvez sirva só para procedures, implementar uma PL/Quel da vida
:)

http://www.postgresql.org/docs/8.2/interactive/spi.html