Em Thu, 17 Jan 2008 18:03:30 -0200
"junior Prado" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Galera,
>
> Vejo muitas pessoas pedindo para sair da lista e fico sempre chateado
> com o acontecimento.
> Todos entram como eu sem nenhum conhecimento, e quando obtém
> conhecimento suficiente para ajudar
> novatos, pedem para sair.
> Pergunto a todos, temos que só obter conhecimento ou poderíamos
> ajudar após ter conhecimento?

   Olá Junior.

   Entendo sua angústia pois ela também é minha. Mas esse tipo de
comportamento é comum em vários projetos de Software Livre

   Digamos que genericamente o fluxo é o seguinte.

 Usuário -> Entusiasta -> Voluntário -> Desenvolvedor

   É uma piramide que os usuários são em maior número, sugam bastante o
conhecimento das diversas formas possíveis.

   O entusiasta ele já gosta do projeto e acompanha a evolução dele no
decorrer no tempo, em rodas, boteco, listas de discussão e fórum ele
defende com afinco.

   O voluntário é um pessoa que ajuda da maneira que pode,
cotidianamente ou de forma esparsa com documentação, tradução, eventos,
reporte de erros (bugs) ou porções de códigos (patches) para o projeto.

   O desenvolvedor tem alguma responsabilidade maior no código-fonte,
ele conhece bastante e tem algum envolvimento já algum tempo no
projeto.

dois centavos,
--
Fernando Ike