Em Fri, 18 Jan 2008 11:39:06 -0200
"Denis Villegas" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Bom dia Pessoal,
>
> Estou com um problema no postgres aqui na empresa, tem umas querys que
> estão consumindo o recurso do servidor, e sua performance caiu muito,
> tanto que esta ocorrendo diversos timeouts, estou desconfiado de umas
> rotinas do Hibernate, cujo o framework é utilizado pela equipe de
> desenvolvimento.

    Algumas dicas de quem já tomou muito na cabeça com o Hibernate...

1 - Tamanho da tabela temporária: Já viu o tamanho da tabela temporária
que ele cria?

2 - Alteração a expressão SQL: Uma expressão simples construída no
dialeto do Hibernate pode transforma em uma expressão gigante que não
usa índices e outras coisas dos banco de dados. Isso às vezes não é
culpa do desenvolvedor mas do Hibernate mas pode ser o contrário.

3 - Cache de nível 2 do Hibernate: Está usando ele? Geralmente tem um
ganho bom quando usa ele.

4 - Se não estou enganado, aumente o valor do parâmetro
"max_prepared_transactions" do postgresql.conf.

5 - Se tudo não resolver ou não conseguir mexer na expressão SQL,
faça alguns ajustes de performance para o servidor responder melhor.

dois cents,
--
Fernando Ike
http://www.midstorm.org/~fike/weblog