2008/4/15, Nâmio Evangelista <[EMAIL PROTECTED]>:

>  Normalmente, problemas como esse acontece quando se tem um programador ou
>  analista desavidado, que acha que o Hibernate é o "rei da cocada preta"; que
>  só basta criar as classes e os seus respectivos arquivos de mapeamente que
>  está tudo tranqüilo.

De fato.

>  Existe muitas maneiras de otimizar o mapeamento das classes. Um estudo
>  detalhado desta modelagem se faz necessário para obter um ganho de
>  performance significativo. Tomar os devidos cuidados com relação à
>  identidade de objetos é de suma importância para não vir a ter decepções no
>  futuro; saber modelar a cardinalidade e a navegabilidade entre as
>  associações de classes também é primordial.

Existe uma maneira muito mais simples: faça-se a modelagem dos dados,
e o Hibernate (ou o que mais se for usar) que se adapte a isso.

Na minha experiência, 'profissionais Hibernate' dificilmente querem se
moldar a um modelo de dados são.

>  O problema que o autor deste artigo está enfrentando, eu também passei,
>  usando Oracle, quando estava iniciando os trabalhos com Hibernate. A
>  diferença é que pesquisei bastante antes de sair falando besteiras a
>  respeito da framework.

Que autor, que artigo?  Que besteiras?  Você está respondendo a uma
dúvida de um colega, que não merece ser tratado desse jeito.

>  Parto do princípio de que se dentre milhares de pessoas que utilizam
>  Hibernate (ou NHibernate), apenas uma, duas ou até dez pessoas falam
>  asneiras desta framework, o problema está no profissional e não na
>  framework.

Primeiro, o que é NHibernate?

Segundo, leve em consideração que ferramentas não existem no vácuo,
mas têm um caldo de cultura que as acompanham.  A cultura Hibernate é
francamente hostil à modelagem de dados.

>  Fico a imaginar como este autor se sairia tendo de usar um banco-de-dados
>  como o Caché, DB4O, ou qualquer outro banco-de-dados orientado a objetos.

Justiça seja feita, esses SGBDOOs saem-se relativamente bem com a
estupidez normalmente gerada pelo Hibernate.

Com o contraponto de que são praticamente inúteis para tudo o mais em
comparação com um SGBD SQL, e que é quase impossível criar outros
programas para usar a mesma base de dados.  Relatórios, então…

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat              Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (11) 3040 7300 r155                 gTalk: xmpp:[EMAIL PROTECTED]