OK, vasculhei a lista e tentei resolver o meu problema mas ainda não
consegui.

alguem poderia me dar uma receita de bolo para isto

repetindo, o encoding do banco está em utf8, preciso pesquisar por uma
parte inicial de um determinado campo, porém a consulta deve trazer
independente de maiúscula, minúscula, acentuado ou não, ç ou c etc...

até agora tenho usado assim, mas o encoding era latin1.

SELECT ID_TITULAR , NM_TITULAR, SIGLA_SOC, TP_PESSOA
FROM TITULAR T
WHERE (to_ascii(t.nm_titular) ilike to_ascii(:par))
ORDER BY NM_TITULAR

Obrigado.