Tô usando a 8.3
Vou continuar testando aqui, não sei se faz diferença mas o banco tá
numa maquina windows.

vi numa das mensagens suas que isso se resolvia com a configuração do
encoding do cliente.

Em tempo deixa eu tirar algumas dúvidas para ter certeza que não tô
fazendo besteira.

Quando eu crio o banco no pgadmin eu escolho o encoding UTF8, isso torna
o encondig do server em UTF8 ok ?

Então eu faço uma restautração de um dumpall, os dados são acrescentados
no banco como utf8 mesmo ?