Axo que a discussão toda girou em torno de indices, vacuum e etc. mas
o problema provavelmente era outro: Módulos da controladora SATA.
Botei o ubuntu e tudo esta funcionando agradavelmente normal.
Teria que fazer uns teste novamente com o slack compilando o kernel,
mas como estou com prazo estourado fica a dica.