Leandro DUTRA wrote:

> [...]
É uma resposta pessoal... vide resposta abaixo.

> Isso dito, estou por fora: o xfs está no nível de maturidade e suporte
> (ferramentas &c) do ext3fs?  Não duvidando que esteja, é uma pergunta
> sincera e clara sem querer passar recado algum.

É justamente por essa pergunta que fico com a pulga atrás da orelha.
Nunca me deparei com a necessidade de recuperar de uma queda do xfs ou
ext3 -- somente de um ext2 e foi desastroso. :-(
<opinião_pessoal>
Uso ext3 para BDs de missão *muito* crítica e xfs no resto.
</opinião_pessoal>

> Outra pergunta: Euler, esse teu teste foi já replicado por outras
> pessoas em outras situações?  Tem um resumo publicado?

Sim, vide o histórico da pgsql-performance [1]. [pesquisando... ]
Encontrei um artigo [2] que faz um _benchmark_ com diferentes sistemas
de arquivos; podem haver outros por aí.
Ainda não publiquei os meus resultados. Talvez o farei após o PGCon
(onde apresentarei esses resultados/análises).

[1] http://archives.postgresql.org/pgsql-performance/
[2]
http://www.ffnn.nl/media/articles/linux/serverwide-benchmark/serverwide-benchmark.pdf

--