Juliano Souza - TI escreveu:
> [...]
> por exemplo, uma
> transação não poderá ser concluída se um dos nodos que possuem réplicas
> estiver indisponível
> (DUARTE, 2006)."
>
> Ou seja, se for síncrono e o slave falhar, a transação não será concluída.
>
> - O Slony é assíncrono, já está fora de cogitação, preciso de
> disponibilidade.
> - Estou testando agora o postgres-r (www.postgres-r.org), ele promete,
> mas vou testar.
> - Minha última tentativa será o skytools (Programa desenvolvido pelos
> programadores do skype para replicação síncrona).

Replicação síncrona
"Entretanto, este tipo de replicação traz uma série de desvantagens
como, por exemplo, uma
transação não poderá ser concluída se um dos nodos que possuem réplicas
estiver indisponível"

No pgcluster isso não ocorre se um "no" cair ele continua fazendo as
transações no servidor Master ai é e so vc fazer com que ao voltar no ar
de novo o "NO" sincronize com o master.

Detecçao de problema em no de armazenamento e restauracao de
banco de dados
Quando o servidor de replicacao detecta um problema em um no de
armazenamento, ele separa este
no do sistema. Adicionalmente adiciona uma entrada com o estado do no
retirado no arquivo de log, que
e criado com o nome de pgreplicate.log no diretorio especificado com a
opcao -D.
Encontrando uma entrada no arquivo de log com o status error vinculado a
algum no, pare e arrumeo.
Apos os reparos, pode-se iniciar o no com a opcao -R, isto fara com que
ele sincronize seus dados com
o no mestre voltando ao sistema depois disso.
# su -l postgres
$ cd /usr/local/pgsql
$ bin/pg_ctl start -o -R