2008/6/20 Ribamar Sousa <[EMAIL PROTECTED]>:
> Olá!
>
> Eu nunca trabalhei com controle de estoque, mas estou agora querendo pelo
> menos aprender como funciona. Comecei fazendo uma boa pesquisa na Interner e
> em publicações que tenho.
>
> Com essa pesquisa em mãos eu modelei um pequeno banco, umas 5 tabelas.
> Acontece que ao mostrar para colegas que já trabalharam com controle de
> estoque foram detectados erros primários e lacunas importantes.
>
> Bem, hoje o banco está com 13 tabelas, todas relacionadas mas percebo que
> uma grande maioria também deve ser adicionada num sistema real e importante.
> [...]

Não conheço muito bem sobre controle de estoque, mas verifique se as
vendas devem ou não ficar junto com o 'controle de estoque'. Não sei
como seria feito, mas acho que Estoque e Vendas podem ser coisas um
pouco diferentes. Pois o estoque pode ficar em um lugar longe, onde só
é feita retiradas para levar para o local onde se faz as vendas
(prateleira por exemplo) e depois a venda do produto em si.
Também leve em contar o fator humano-não-lógico-da-coisa, como o filho
do dono de uma loja que quer retirar um produto do estoque (um
pirulito ou brinquedo) no qual pode ser 'uma saída de produto não
proveniente de uma venda'. E também 'transferência de produtos de um
estoque para o outro'. Ou seja, entradas e saídas de produtos podem
nem sempre ser de vendas ou compras. No caso da compra de produtos
veja se não precisa guardar também dados como recibos de compras, etc.