2008/6/23 Alexsandro Haag <[EMAIL PROTECTED]>:
> Ao invés de um cadastro de clientes e outro de fornecedores poderia haver
> apenas uma tabela de cadastro de Empresas ou Pessoas (como achar melhor)

Não.

Pode haver uma hierarquia de entidades pais e filhas.  Pessoas a raiz,
aí pessoas_físicas ou pessoas_jurídicas (um arco), e doutro lado
fornecedores ou clientes (outro arco)...

> Para melhor viabilizar a unificação de cadastro acima (não estou quebrando
> regras de normalização, pelo contrário) poderíamos aí criar um novo cadastro
> de TIPOS_DE_EMPRESA e uma outra chamada EMPRESA_TIPOS (que conteria os tipos
> associados a determinada empresa) Ex.:
>
> EMPRESA: ALEX
>
> TIPOS_DE_EMPRESA (FUNCIONÁRIO,CLIENTE,FORNECEDOR, UNIDADE ORGANIZACIONAL)
> EMPRESA_TIPO: ALEX - (FUNCIONÁRIO,CLIENTE)

Hm... não... um funcionário por definição não pode ser empresa.  Isso
aí não é normalizado nem aqui, nem na china.

>  Outra sugestão seria utilizar um código sequencial para o cadastro desta
> empresa (fornecedores,funcionários,clientes), pois os campos de CPF e CNPJ
> como chaves primárias pode limitar o sistema.

Eles têm de ser declarados como chaves — e aí a importância da
normalização, e as entidades mais específicas que delineei acima.

> Conheço inúmeros casos reais
> onde há várias vezes, pelas mais diferentes razões, clientes "diferentes"
> cadastrados com o mesmo CPF ou mesmo CNPJ.

Tem de ver se as razões são razoáveis, me parece mais um defeito de
modelagem exigindo gambiarras.

> Outra coisa que vejo que poderia ser unificado é o cadastro de Pedidos. O
> pedido pode ser de Venda, mas também um pedido de Compra.

Então mais uma vez, seria uma entidade-pai pedidos e um arco de
entidades-filhas de vendas, compras, serviços, o que for.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (11) 3040 7300 r155 gTalk: xmpp:[EMAIL PROTECTED]