Bom dia

Estou trabalhando na parte de auditoria do sistema que a empresa onde
trabalho está desenvolvendo, e uma solução encontrada foi aproveitar o
próprio arquivo de log do PG. Para isso configurei no postgresql.conf os
parametros relacionados ao log, conforme o manual, e o parâmetro
log_statement = 'mod' para poder capturar as instruções de INSERT, UPDATE,
DELETE e SELECT. Consegui fazer também ,criando uma function, capturar as
informações do arquivo de log e jogá-los em uma tabela temporária, fazendo
com que os dados de log, temporariamente, estejam no banco para serem
consultados por um aplicativo criado com esse propósito, fiz umas instruções
no aplicativo para filtrar dados não importantes, me aproveitando de alguns
dados chave contidos nas linhas.  Até aí tudo bem. Acontece que, com o
passar do tempo, e conseqüentemente a quantidade de dados aumentando no
arquivo de log, todo esse processamento fica demorado, e eu já previa isso,
e não me importo com a demora. Porém, mesmo com muitos filtros, ainda vem
muito “lixo” (Selects feitos na inicialização da aplicação principal, e
outros feitos em consultas de tabelas auxiliares, etc) que faz com que a
busca pela informação desejada passe a ser penosa. Minhas perguntas são:

1 – Existe alguma forma de eu escolher quais tabelas eu desejo fazer log?

2 – O que estou fazendo, é certo, ou pelo menos aceitável?

Explicações:

A leitura do arquivo de log e exportação, tem funcionado sem problema tanto
em servidores Linux quanto Window$ e somente lê o último arquivo de log
gravado, ignorando aqueles gerados pelo rotacionamento, justamente pra não
sobrecarregar.

Minhas aplicações são em Delphi.

Exporto o arquivo para uma tabela temporária no PG, pois foi a única forma
que encontrei de ter acesso a esse arquivo (que é propriedade do usuário
postgres) a partir de qualquer máquina

Não gostaria de gravar esse log em tabelas no banco, pra eliminar tráfego
duplicado na rede e não inchar o banco (se bem que isso não seria problema
para o PG, rsrs), mas isso também influenciaria no backup (eu faço, viu?)

Bem, depois de quase uma epístola, espero ter sido claro com minha dúvida, e
agradeço antecipadamente àqueles que tiveram paciência pra ler tudo isso.

Grato

Renato

Senda