José Carlos Messias escreveu:
> Como solicitado achei melhor colocar no site devido a formatação um
> arquivo txt no link http://www.cpt.com.br/zehk/sql.txt, mas segue no
> corpo do email também. Veja mais comentarios nas entrelinhas sobre as
> configurações do servidor abaixo.

Na verdade seria o EXPLAIN *ANALYZE* e não somente o EXPLAIN. Seria bom
ver as duas consultas: (i) utilizando visões (ii) utilizando somente
tabelas.
Como um colega já alertou, o parâmetro work_mem está muito baixo mas
talvez não seja o caso de aumentá-lo para todo o agrupamento de banco de
dados. Experimente o *set work_mem to '32MB'*, que altera esse parâmetro
somente naquela sessão. Experimente vários valores e veja se o plano de
execução é alterado.

> Como é um servidor estável em produção estou usando a versão fornecida
> via APT-GET do debian "postgresql-8.1 8.1.11-0etch1",
>
> Fiz algumas tentativas de migrar para 8.3.3 mas barrei na codificação.

Não entendi. Qual o problema com a codificação?

> Fui aumentando para evitar erros de número máximo de conexões
> atingidas, utilizamos apache 2+php 5 em nosso sistema.

Sugiro rever porque a aplicação está consumindo tantas conexões. Você
está utilizando conexões persistentes?

>>> shared_buffers = 80000

*Não* faça isso. Esse parâmetro é por sessão. Assim, com _apenas_ 32
conexões você ocupará os 4GB! Veja dica acima.

PS> pessoal, evitem *top-postings* [1]. Fica difícil descobrir quem
escreveu o que! Vide regras da lista [2] e um texto interessante sobre o
assunto [3].

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Posting_style
[2] http://www.postgresql.org.br/RegrasLista
[3] http://www.caliburn.nl/topposting.html