José Carlos Messias escreveu:
> Euler (e outros) vc tem algum material/tutorial ou favor me indicar em
> qual parte da documentação posso ver o que causa esses hash joins e
> sort apontados pelo explain analyse e outros itens que afetam a
> velocidade da consulta e como amenizar? Grato pelo ajuda até o
> momento.

O seu cliente de e-mail está quebrando linhas e os planos estão difíceis
de analisar; o último plano de execução está sem identação. Publique os
planos em algum lugar (servidor www) ou em um desses "coladores" de
código tais como [1] e [2]. Pelo que olhei por cima as suas tabelas
estão com as estatísticas muito desatualizadas. Antes de enviar qualquer
plano de execução para análise tenha certeza de que executou o ANALYZE
em todas as tabelas envolvidas.
Quanto ao material, você pode consulta o manual [3] e, também, ler as
discussões a respeito de problemas de performance através do histórico
da lista. Talvez este último seja o mais interessante pois muitas
análises que fazemos aqui não estão catalogadas em nenhum local.

> set work_mem to 56000; -> NÃO FEZ DIFERENÇA,

Não fez diferença porque (i) o problema não é memória ou (ii) as
estatísticas desatualizadas estão "enganando" o otimizador para que ele
produza um plano ineficiente.

> CONSULTA ABIXO DEMOROU 10 MINUTOS PARA RETORNAR DADOS

<corte>

>                       FROM televenda_pedidos.Pedido P
>                       INNER JOIN televenda_pedidos.DetPedido D ON P.CodPedido
> = D.CodPedido
o plano de execução mostra um seqscan nesta tabela que me parece o
motivo da lentidão. D.CodPedido tem um índice?

[1] http://pgsql.privatepaste.com/
[2] http://pastebin.com/
[3] http://www.postgresql.org/docs/8.3/static/performance-tips.html

--