Caraca, Pior que é,
Um dos servidores que deu problema é 8.3.3 e o autovacuum tava ativo.
O outro server que nao conseguimos detectar se tinha problemas de hardware ou
oque tinha é 8.2.9

Tipo, nao aconteceu mais porque trocamos as duas laminas. mais nao tenho
certeza que nao acontecera denovo. Aconteceu o problema dia 29 (pela manha) e
dia 30 (pela manha tambem).

Voce recomenda que eu desative o autovacuum?
Tem algum informacao sobre esse problema no site do postgresql?
se tiver alguma sugestao, é bem vinda.

Obrigado.