Mr J.L. escreveu:
>  Estranho que ultimamente, acompanhei uma caracteristica estranha em todos os
> servidores que deixei o autovacuum ativo. versoes variam de 8.2.5, 8.2.10 e
> 8.3.3.
>
> Tipo, vem dando um picos de Load alto no processador, digo que é um
> comportamento estranho porque na hora que identifico o Load alto, nao tem
> nenhuma rotina pesada rodando ex: nenhum select pesado.
>
> Esses que tive que trocar as placas que deram o erro Fatal, vem tendo esse
> comportamento, um é 8.2.10 e o outro é 8.3.3.

Os parâmetros do autovacuum no 8.2 são muito agressivos. Eu aconselho
olhar os valores autovacuum_* da versão 8.3 e usar na 8.2. Não sei se
isso pode estar causando uma alta no 'load' da sua máquina. Você tem
alguma tabela que tem muitas inserções/atualizações? Isto pode estar
causando picos de I/O por causa desses valores agressivos na 8.2.
Na 8.3, temos um parâmetro que grava todas as ações do autovacuum
(log_autovacuum_min_duration = 0). Utilize-o para identificar se o
problema é o autovacuum.
Em tabelas com muitas inserções/atualizações é recomendável que se
utilize a tabela do catálogo pg_autovacuum para sintonizar cada uma
dessas tabelas adequadamente.

> Sera que existe alguma ligacao com oque voce comentou, dos bugs de versao?

Não.

A diferença de performance ao habilitar o autovacuum do 8.2 para 8.3 foi
melhorada para poder habilitá-lo por padrão. Na 8.3, em testes que
realizei recentemente eu não vi diferença significativa de performance
com ele habilitado ou desabilitado.

--
  Euler Taveira de Oliveira
  http://www.timbira.com/