From: "Gardiego Luiz" <[EMAIL PROTECTED]>
To: "'Comunidade PostgreSQL Brasileira'"
<pgbr-geral@listas.postgresql.org.br>
Sent: Monday, October 27, 2008 3:47 PM
Subject: [pgbr-geral] RES: Postgre com Delphi ADO - Erro ao inserir/editar

Bom...

Ulisses,
> Esse OLEDB que é distribuído com o PostgreSQL, tem muitos bugs.Se quiser
utilizar ADO, vai ter que comprar um OLEDB.
> Existem outras formas de conectar PostgreSQL com componentes para Delphi.
Pode baixar e utilizar o Zeos, por exemplo.

 Comprar poderia ser a principal opção mas ainda não posso optar por isso e
também não não poderei utilizar os componentes Zeos porque a aplicação já
esta toda desenvolvida com ADO e inclusive ainda conecta a outros BDs. Mas
no final poderia tentar algo assim.

Mozart Hasse,
> Hum... Mostre o que usou nas propriedades de conexão, talvez falte algum
parâmetro.

 A forma que estou utilizando é a seguinte
AdoConnection:
CursorLocation = clUseServer
IsolationLevel = ilCursorStability
MOde          = cmUnknown

AdoQuery:
CursorLocation = clUseClient
CursorType     = ctDynamic
LockType       = ltOptimistic
SQL        = "select * from Tabela" (Não sei se os providers
para Postgre permitem atualizar os dados que eu puxo do banco, como faço com
SQLSever e Oracle que no caso eram as bases que utilizava anteriormente)

> RequestLive = true? DataSource.AutoEdit = true?

 A propriedade RequestLive não consta nesses componentes que estou
utilizando e o "AutoEdit = True" mesmo

> Bom, a configuração que passou em todos os meus testes com a combinação
ADO + Postgres ODBC 08.03.200 foi.....

 Estou testando as configurações que vc usa, no entanto qdo uso
"CursorLocation = clUseServer" na Query, ocorre o seguinte erro: "Dataset
does not support bookmarks, which are required for multi-record data
controls".
Mas vou continuar testando aqui, pra ver se consigo fazer funcionar.

Shander Lyio,

> Eu já trabalhei com Delphi há alguns anos atrás, mas tenho certeza que o
cursorLocation do ADO nada.....

 Certo, Mas mesmo usando sempre com "CursorLocation = clUseClient" o
problema continua. Mas irei tentar outras com CursorLocation assim.

> Uma coisa a se verificar é se a tabela possui Chave primária. Já
discutimos isto varias vezes aqui, e o postgresql não retorna um resultset
atualizável se a tabela não possuir uma PK.

 A tabela possui uma chave primaria, portanto creio que não seja esse o
problema.

> Se não me engano o DBGrid também tem opção para permitir inserir ou
atualizar os registros, ela foi alterada??...

 Acontece que trabalho com TopGrid (tsDBGrid) deu uma olhada no DBGrid e
está permitindo.
 Dei mais uma verificada aqui e as configurações que utilizo permitem a
inserção e atualização, tanto que se eu utilizar outro BD dá certo.

Vou continuar com os testes, fico no aguardo... brigado ae pela atenção...
xD

Atenciosamente,

Gardiego Luiz

database 3560 (20081027) __________