  From: Adriano Espinoza de Oliveira
  To: Comunidade PostgreSQL Brasileira
  Sent: Wednesday, November 19, 2008 6:48 PM
  Subject: [pgbr-geral] NF Eletrônica

  Pessoal, primeiro a história depois o problema.

  HISTÓRIA

  Por conta da implantação da Nota Fiscal Eletrônica, teremos que zerar a
numeração da NF.
  Acontece que obviamente temos a Nf nº 00001 no sistema, e por um erro de
modelagem os vinculos com duplicatas e todo o resto do sistema é feito pelo
campo "numero da nota", pois bem imaginem o tamanho da bucha!
  Poderiamos fazer várias coisas, dentre elas, criar um campo, como se fosse um
tipo da NF, ou alterar os vinculos de toda a base, mas isso geraria, muito
trabalho refazendo todos os jois de relatórios, consultas telas e etc...
detalhe a implantação começa em 01/12/08.
  Tomamos a seguinte descisão: iniciar o contador de Nf´s com 1.000.000.001 (um
bilhão e um), assim todos os vinculos são mantidos.

  PROBLEMA
  O problema gerado com isso é menor: somente a consulta e a apresentação do
numero da Nf em dezenas de milhares de lugares tem que ser tratada.
  É ai que preciso da opinião de vocês:

  1) simplesmente colocar em todos os relatórios e telas: "select
cast(numerodanf -1000000000 as integer)  as numerodanf"
  - como a alteração tem q ser feita em muitos lugares tenho medo que no
futuro, alguém coloque a conta com um zero a menos por exemplo, ou esqueça...
ai vai dar merda...

  2) posso fazer um função: "select tira_bilhao(numerodanf)  as numerodanf"

  - com uma função, elimino o problema de errar na conta, e ainda posso pensar
em eliminar os dois bilhoes e por ai vai... mas o desempenho da consulta ou do
relatório pode piorar...

  3) construir um operador que faça a conta da mesma forma que uma função.
  - a query ficaria assim "select numerodanf operador 1", como se fosse isso:
"select numerodanf^1".
  - Vai dar o mesmo resultado que usar uma função, mas pelo que li, o
desempenho dos operadores é otimizado de alguma forma.
  - Se isso for possível, a gambiarra vai ficar mais limpa nas queries e menos
sujeita a erros.
  - Estou viajando nessa idéia de operador?
  - Se não estou como eu construo um?

  Agradeço as contribuições.
  Abraços a todos.

  Adriano Espinoza