Olá comunidade, fiz alterações no postgresql.conf

(baseado no artigo
http://www.postgresql.org.br/Checklist_de_Performance_do_PostgreSQL_8.0)

em alguns parâmetros (shared_buffers, work_mem, maintenance_work_mem)

e depois reiniciei o serviço postgres pelo utilitário gráfico de serviços do
Linux, porém ele não levantou mais.

Tive que retirar a mudança no shared_buffers para o que era (24MB) e

reiniciar o Linux para poder subir com o postgres novamente.

Como posso alterar esse shared_buffers (como alterar os parametros de
inicializaçaõ via linha de comando)?

Como deve-se alterar aqueles parâmetros em tempo de execução (arquivo ou linha
de comando)?

Como faço o autovacuum via linha de comando no linux (quero adicionar essa
tarefa no cron)?

Preciso fazer isso porque tenho uma consulta mensal que faz cálculos complexos
no banco

utilizando tabelas de quase um 1GB que está demorando quase 03 horas pra rodar.

O servidor aqui da empresa é um CentOS 4.5 e Postgresql 8.2.4 -

Processador Xeon FC-LGA 771 dual core Cache 2 4MB e Memória RAM de 04GB.

É um servidor dedicado de banco de dados e servidor Web.

O banco com que estou trabalhando está atualmente com mais de 100GB e as
tabelas que são objeto de cálculo

dessa minha função são da ordem superior a 800MB (quase 06 milhões de
registros).

O banco recebe varias centenas de informações a cada 10 segundos.

Com as mudanças que fiz (work_mem, maintenance_work_mem) já notei que o tempo
diminuiu.

Também já fiz o analize e vacuum via pgadmim.

PS: Sei quase nada de Linux. Tõ aprendendo (:>)

ANTES

shared_buffers = 24MB   # min 128kB or max_connections*16kB     # (change
requires restart)

#work_mem = 1MB    # min 64kB

#maintenance_work_mem = 16MB  # min 1MB

ATUAIS