Olá, Newton

2009/3/11 Newton Teixeira do Nascimento Júnior
<newton.jun...@eletronorte.gov.br>:
> [...]
> diretório (limpei o pg_log).
>
> Parei  o serviço do postgres, alterei o valor do shared_buffers para 256MB e
> depois tentei reiniciar o serviço,
>
> o que novamente, deu erro. Esse log apresenta apenas essa interação com o
> postgres.
>
> Achei que essas informações estão resumidas -
>
> Vocês recomendam eu alterar mais alguma opção nos parâmetros de Erros e Log
> ?

> JotaComm, como faço pra saber qual é o tamanho shmmax do kernel do Linux.

> Tem como saber via postgres? Ou devo executar algum comando Linux para tal?

Como root você pode fazer: cat /proc/sys/kernel/shmmax

> Tem alguma forma de mudar o valor desse parâmetro, que não seja via
> re-compilação do kernel do SO ?

Se você quiser alterar você pode fazer da seguinte forma:
a) editar o arquivo /etc/sysctl.conf e colocar a seguinte linha:
kernel.shmmax=1000 (exemplo)
b) sysctl -p

Observação: Você deve executar estas operações como root:

> Eu alterei iterativamente o valor do shared_buffer, consegui aumentar até no
> máximo a 29MB (o anterior era de 24MB).
>
> Ache muito pouco haja vista que tenho 04GB de RAM e o servidor é dedicado.
> Tem como reverter isso?
>

> Outra pergunta bem básica, é onde estão os utilitários do postgres e a forma
> de utilizá-los.

Depente muito. Como você procedeu a instalação? Você instalou de forma
compilada ou em forma empacotada?

Os utilitários do PostgreSQL normalmente ficam em: /usr/local/bin

> Caso eu queria criar e agendar um script que faça backup, análise, vacuum,
> etc como devo proceder.

Você pode utilizar o crontab do Linux ou o PgAgent [1]

[1] http://www.pgadmin.org/docs/1.4/pgagent.html

> Pergunto isso, pois quando estou logado como root e tento executar algum
> desses utilitários, recebo a seguinte mensagem:
>

> pg_dump: [arquivador (bd)] conexão com banco de dados "root" falhou:
> FATAL:  banco de dados "root" não existe

Isso ocorre porque você não tem o usuário root como usuário do banco
de dados. Para saber quais são os seus usuários acesse como usuário
postgres e faça o seguinte SQL:

SELECT rolname FROM pg_roles;

> Se tento executar como outro usuário do sistema recebo o mesmo erro.

O erro é o mesmo. Você não tem estes usuários no seu banco de dados.
Para você acessar o banco com um dado usuário você deve ter esse
usuário no banco de dados.

> Tento logar como postgres, ele me pede uma senha que não sei. Como usar
> esses utilitários em scripts?

Você não cadastrou nenhuma senha para o usuário postgres?
Você logado como root no SO já tentou fazer:
a) su postgres
b) psql postgres -U postgres
c) altere a senha do usuário postgres: ALTER ROLE postgres SET PASSWORD '123';

> E em geral, dada essas informações sobre meu cenário de trabalho
>
> (SO, versão do postgres, carga de trabalho, parâmetros atuais) -
>
> Vocês recomendam mais alguma coisa para alterar esses parâmetros?

A alteração de parâmetros é uma coisa muito particular, depende muito
do cenário da aplicação e tudo que está envolvido. Não existe uma
receita de bolo pronta.

> Desculpe o excesso de perguntas - o problema é que tenho que terminar um
> sistema até segunda feira e
>
> não consigo ir para o desenvolvimento enquanto não minimizo esse problemas
> com o banco.
>
> Imaginem uma consulta que leva 03 horas pra terminar. Nem consigo depurar o
> sistema. Agradeço pela atenção e fico no aguardo.

Qualquer coisa fala ai.

[]s

--
JotaComm