Olá senhores...

Esses dias eu estava conversando com um dos programadores aqui da minha
empresa e percebi um hábito que ele tem e que eu não concordei muito, mas
fiquei com uma dúvida no ar...
(OBS: trata-se de programação WEB)

Ele disse que prefere fazer uma consulta mais pesada mas que retorne o
máximo de dados possíveis de uma só vez, para que o tratamento seja feito
dentro do código e assim evitar o excesso de conexões ao banco...

Eu quando era programador preferia fazer várias consultas leves, pensando
mais no sentido de evitar que uma consulta exigisse muito do banco de
dados...

Vocês tem alguma opinião formada sobre isso? Ou melhor, existe alguma
verdade absoluta sobre melhor prática nesse sentido?

Valeu,
   Wagner Bonfiglio