Boa noite a todos!

Tenho um servidor de BD rodando duas instancias do PostgreSQL

(Ambiente: Suse EL 10, PostgreSQL 8.3, 2 Opteron, 8GB de RAM e 2 discos SCSI
15K de 146GB em RAID 1)

Por falta de espaço, adicionei mais 2 discos SCSI 15K de 400GB também em
RAID 1. Com o novo disco, alterei uma instancia do SGBD, migrando os
arquivos de uma das bases para o novo disco como explicado em [1] por Fábio
Telles. Aliás, muito obrigado pelos posts Telles!

OBS: usei a opção via SO e ao invés de mover apenas o diretório pg_tblspc
movi o <data> para o novo disco, mas fiz os devidos ajustes na hora de
montá-lo. Conclusão: o SGBD reinicou como esperado.

O problema é que ao avançar das horas, ao invés de ganhar desempenho por ter
dividido as bases em 2 discos, o fluxo de tratamento dos SQLs caiu
drasticamente. Minha aplicação chegou a acumular 500.000 SQLs. Não há erro
nos logs. Já reindexei as bases. O SGBD está executando o vacuum
normalmente. Não há conexão travada em pg_stat_activity. A máquina está com
baixo processamento e baixo uso de disco ... =/

Alguém já passou por situação parecida? Alguma pista?

Muito Obrigado, desde já!

[1] http://www.midstorm.org/~telles/2007/12/18/acabou-o-espaco-em-disco/

--
Leandro Cavalari Soares