Leandro Cavalari Soares escreveu:
> (Ambiente: Suse EL 10, PostgreSQL 8.3, 2 Opteron, 8GB de RAM e 2 discos
> SCSI 15K de 146GB em RAID 1)

Qual a versão do kernel? 2.6.16? É muito antigo; recomendo atualizá-lo.

> O problema é que ao avançar das horas, ao invés de ganhar desempenho por
> ter dividido as bases em 2 discos, o fluxo de tratamento dos SQLs caiu
> drasticamente. Minha aplicação chegou a acumular 500.000 SQLs. Não há
> erro nos logs. Já reindexei as bases. O SGBD está executando o vacuum
> normalmente. Não há conexão travada em pg_stat_activity. A máquina está
> com baixo processamento e baixo uso de disco ... =/

Como você mediu que o desempenho caiu? O que quis dizer com 'acumular 500k
sql'? Você disse que está executando o VACUUM normalmente? Mas e o ANALYZE? O
autovacuum está ligado?

Além disso, você colocou os discos na mesma controladora já existente? Se sim,
verificou a taxa de transferência que ela suporta? Se foi em outra
controladora, você verificou se não há bugs no driver da controladora?

--
  Euler Taveira de Oliveira
  http://www.timbira.com/