Bom,
pg_log está no postgresql.conf inicial:

  # These are only used if logging_collector is on:
  #log_directory = 'pg_log'   (se não tem um significado de variável, porque
não #log_directory = '' , como em outras partes do arquivo?)

Quanto ao PGLOG, está em monte de lugares (menos nos manuais). Por exemplo,
neste artigo da SQLMAGAZINE (link abaixo).
Mas veja bem, são curiosidades. Eu só queria o significado delas ... O
Google tá cheio de PGLOG

http://www.sqlmagazine.com.br/Colunistas/smanioto/06_InstallPostgreSQLSlackwware.asp

"(SQLMAGAZINE)..

Editando o arquivo para visualizar a instância que definimos com o initdb
–D, aterando as variáveis do script:

vi /etc/rc.d/rc.pgsql

ALTERAR: prefix=/sqlmagazine/pgsql
ALTERAR: PGDATA=/sqlmagazine/pgsql/data
ALTERAR: PGLOG="$prefix/pgsql.log"

Para que o rc.pgsql faça o start automaticamente no boot:

.."
Esta seção da libpq eu realmente não havia lido, por acreditar que seria um
tópico avançado, quando estou tentando aprender o básico. Mas foi muito
interessante.

Já dizia o meu amigo Freud que às vezes um charuto é somente um charuto...
Isto é, se eventualmente alguém faz alguma pergunta cuja resposta pode estar
no manual, não significa necessariamente preguiça ou querer facilidade.
Havia procurado nos manuais por PGLOG (PGLIB idem) e não achei ... enquanto
elas circulam por aí ... por isso perguntei ... só por isso ...

Att.,
Sergio