Pessoal,

Atualmente estou utilizando o pgfouine [1] para gerar uma análise dos logs
do PostgreSQL para que eu possa efetuar um tunning na minha aplicação.

Até aqui tudo bem, o pgfouine cumpre seu papel e consigo identificar as
queries problemáticas, porém eu gasto mais tempo encontrando exatamente onde
se encontra a porcão de código da minha aplicacão que gera essa query do que
otimizando ela...

Quando trata-se de uma query que está escrita no código é simples, mas
quando é minha aplicacao que monta ela dai complica minha vida (obs: não
utilizao um framework de persistencia, o que faco é criar algumas classes
com métodos que geram uma query especifica e ao otimizar eu só ajusto o
método dessa classe)...

Será que não existe alguma forma de "marcar" a query enviada ao PostgreSQL e
essa "marca" ir para o log?? Ou existe alguma outra forma?? (ou será que não
estou viajando?)

A minha questão é melhorar a produtividade no tunning da aplicacão.

Idéias, críticas e sugestões são muito bem vindas!

[1] http://pgfouine.projects.postgresql.org/

--
Fabrízio de Royes Mello