sergio nogueira escreveu:
> a queda de performance foi muito grande - se não me engano, de 750 TPS
> para 150 TPS. Sempre é assim com o pgpool?
No caso da aplicação em questão: sim. Não testamos outros cenários porque
*não* interessava a Caixa. O pgpool-II se comportaria bem caso o cenário fosse
de intensa leitura e pouca escrita.

> Não entendi o que você quis dizer com "características da aplicação".
> Você quis dizer que a queda de performance com uso do pgpool não
> satisfez aos requisitos de TPS da aplicação ou, que a aplicação
> prejudicou o desempenho do pgpool?

É uma aplicação de intensa escrita (inserção e atualização). Teoricamente
qualquer solução síncrona de SGBD que utilize múltiplos mestres *não* vai se
comportar bem nesse cenário. A queda de performance *não* é aceitável para
solução.

--
  Euler Taveira de Oliveira
  http://www.timbira.com/