2009/12/3 Tiago Valério <tiagosvalerio em gmail.com>

> O problema que tenho um usuario que ira conectar no meu banco e ira apenas
> usar a function que criei para ele na selecao dos registros no banco. Ai
> defini o parametro external security definer para esta function.Mas nao
> queria que ele tivesse acesso a nehum ddl via pgadmin , pois por mais que
> ele nao tenha grant no objeto ele consegue acessar o mesmo e ver os
> ddl`s.Existe uma forma de bloquear isto no pgadmin?

Pessoal nao sei se fui claro mas resumindo nao gostaria que o usuario
> olhasse os ddl`s de nehum objeto via pgadmin.
> Obs!!!Este usuario  tenho que passar dados como ip e porta do banco pois
> ele tera  que conectar sua aplicacao mas nao gostaria que ele observasse as
> regras de negocio que tenho no banco e com os ddl`s ele pode ter um visao
> geral disto.
> Pessoal Obrigado pela ajuda.

Tiago, verificamos aqui e o comando que o usuário dá quando solicita uma
estrutura de uma tabela (/d nome_tabela), por exemplo:

******** CONSULTA ********
SELECT c.oid,
  n.nspname,
  c.relname
FROM pg_catalog.pg_class c
     LEFT JOIN pg_catalog.pg_namespace n ON n.oid = c.relnamespace
WHERE c.relname ~ '^(tabela_teste)$'
  AND n.nspname ~ '^(cruso)$'
ORDER BY 2, 3;

Portanto para resolver isso teria que barrar esse usuário de acessar o
catálogo. Não sei se seria possível.

Marçal de Lima Hokama