________________________________
De: Tiago Adami <adam...@gmail.com>
Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira <pgbr-geral@listas.postgresql.org.br>
Enviadas: Domingo, 6 de Dezembro de 2009 17:04:43
Assunto: Re: [pgbr-geral] Res: Res: Res: lentidão versao 8.4

2009/12/6 MARCIO CASTRO <marciomouracas...@yahoo.com.br>:
> (corte)
>
>   Solicitei então o seguinte:
>
> "Gostaria que você me explicasse o porque dessa diferença de performance, e
> também das exceções."
>
> (corte)

Tentando responder à sua pergunta - baseado na minha singela
experiência, existem algumas variáveis que podem refletir em queda de
performance em um upgrade de versão:

- Estatísticas: se o database durante a versão anterior estava com as
estatísticas de acesso bem maduras, é provável que ao migrar para a
nova versão elas tenham que ser refeitas. Já resolvi problemas de
lentidão em consultas SQL SELECT simplesmente rodando um VACUUM
ANALYZE sobre o banco de dados;
- Parâmetros: se a versão anterior possuia as configurações no
postgresql.conf configuradas adequadamente, e a nova versão possui as
configurações padrão, pode ocasionar queda na performance;
- Novos Parâmetros: pode ser que novos parâmetros existam na nova
versão, que mudam o comportamento de determinadas rotinas que antes
com um valor fixo ofereciam um bom desempenho, sendo necessário
estudar os valores adequados para este novo parâmetro (como no
surgimento do autovacuum na primeira versão do PostgreSQL 8.1 se não
me engano, que causou uma queda catastrófica de desempenho nos bancos
de clientes. Até descobrir que era ele e desabilitá-lo foi-se um bom
tempo).

Por estas e outras é que antes de migrar a versão do banco é considero
necessário homologá-la antes de colocá-la em produção,
independentemente se o senso comum diz que ela é mais rápida que as
anteriores.

--
Tiago J. Adami
http://www.adamiworks.com