2009/12/7 MARCIO CASTRO <marciomouracas...@yahoo.com.br>:
> Tiago:
>
> Muita correta a sua resposta, e, conforme entendido, nada me garante que a
> migração de um banco da 8.3 para a 8.4 torne a execução das queries mais
> rápida, a não ser que alguma coisa tenha sido alterada/modificada na engine
> do banco, ou mais precisamente, no otimizador de consultas, não é?

Se você se dispuser a ler as Release Notes, particularmente o item
Performance, em:
http://www.postgresql.org/docs/current/interactive/release-8-4.html
poderá avaliar se suas queries podem se beneficiar das otimizações feitas.

No mais, como já foi dito, é imprescindível rodar um ANALYZE para
refazer as estatísticas. Aliás caso você esteja com o autovaccum
desabilitado é fundamental rodar o ANALYZE periodicamente.
Estatísticas falhas levam a planos de execução ruins.

Osvaldo