Bom dia,

No quesito aumento de performance, acho que todos estão citados nos "release
notes" da versão. Nos demais casos é previsto que o desempenho se mantenha.
Obviamente, para tanto, ao migrar é necessário que se faça uma analyse de
todo o banco para que suas estatísticas estejam atualizadas e assim o
otimizador do banco possa trabalhar de forma correta. E também é importante
analisar mudanças na configuração do banco, isso também pode afetar muito a
performance (de uma versão para outra podemos ter novos parâmetros ou
retirada de parâmetros que antes existiam e agora não se fazem necessários).
Quanto a perda de performance, não conheço nenhum caso no qual isso ocorra,
mas é possível que haja algum. Como partes do motor do banco de dados foram
atualizados, em algum caso muito particular o desempenho pode ter sido
prejudicado. Mas volto a dizer que não conheço nenhuma situação na qual isso
ocorreu.

Resumindo, o ideal é ler as alterações ocorridas na nova versão (release
notes), rodar uma análise de todo o banco de dados (analyse) e, por fim,
verificar os arquivos de configuração do banco. Se após tudo isso ainda
houver uma queda de desempenho, precisamos ver o que ocorre - pode ser que
tenhas sido "premiado" e pegado um raro caso no qual houve perda de
desempenho devido a uma melhoria do banco de dados.

Release notes:
http://www.postgresql.org/docs/current/interactive/release-8-4.html

Abraços,
André.