Sou estudante, estou tentando fazer o projeto de um sistema.

Na hora de projetar o banco de dados fiquei com dúvida sobre o que era uma
view ou não.

Porque no meu sistema, em vários momentos eu vou requisitar dados, de
diversas formas diferentes.

Quando eu devo usar uma view e quando eu devo usar uma função, por exemplo?

A minha dúvida não é tecnica, é conceitual. Qual a diferença entre uma view
e uma função que retorna dados?

Informações técnicas também são bem vindas, mas a minha dúvida é mesmo
conceitual.

Dentro do meu schema, eu tenho separado as funções e as views.

Eu sei quais são todos os dados que devo pedir ao banco, só não sei como
devo classificá-los, se como view ou como função.

Conjecturei que view é quando você pega dados diretos do banco, sem
computá-los. Já quando você faz calculos em cima deles e os combina para
gerar novos dados, seria uma função.

Ok, alguém poderia me ajudar?