Olá,

2009/12/8 JotaComm <jota.c...@gmail.com>

> [...]
> FROM tab1 JOIN tab2 ON tab1.col=tab2.col; ou terá algum processamento
> baseado em algum parâmetro de entrada?

> Sempre que você precisa um processamento baseado em algum parâmetro de
> entrada você precisa fazer uma função e não uma view, visto que views não
> permitem receber parâmetros de entrada.

> Se for consultas simples sem parâmetros de entrada você pode utilizar uma
> view, se for algo mais complexo que com a utilização do SQL Essencial você
> não consegue resolver ai sim é necessário a utilização de uma função.

Um adendo. As views podem ser tratadas como tabelas (utilizadas em joins),
apenas não permitem a inserção de dados, a não ser que um mecanismo de RULE
(exclusivo do PostgreSQL) seja utilizado para simular uma view atualizável.
As funções também podem ser utilizadas em joins porém não é tão comum como o
uso das views.