JotaComm wrote:
> Fiquei confuso. Sua idéia é construir um novo SGBD ou um novo SO?

Nem um nem outro.
Sou programador Delphi e utilizo PostgreSQL, conheço vários grandes
projetos em Delphi e trabalho em um projeto grande utilizando Delphi e
PostgreSQL.

Já ouvi falar de vários projetos grandes com Java, .NET, e PHP como vc
disse, porém são projetos comerciais.

Se não me engano o SymbiamOS é escrito em C, o ChromeOS e o navegador do
Chrome são escritos em C, grande parte do "motor" do Google é escrito em
C, já o Windows, o Office, SQL Server são escritos em C++, e C++ é tão
eficiente e "leve" quanto C, e toda plataforma decente tem um compilador
de C e de C++. O autor do livro, apresenta algumas vantagens do C++ em
cima do C, queria apenas entender o porque grandes projetos utilizam C
puro(ANSI C) e na maioria das vezes o padrão 89.

Já ouvi algumas pessoas dizerem que utilizar muita orientação a objetos
  pode aumentar muita a pilha de chamadas, o que poderia deixá-lo um
pouco mais lento, mas esta não me parece uma desvantagem muito grande.

Veja que o Firebird foi totalmente reescrito para C++, queria entender a
razão, se é melhor para o software, ou é pura questão de gosto.

É apenas uma dúvida do tipo "ser ou não ser eis a questão"