2010/1/8 mateusgra <mateus...@bol.com.br>:

> Os dois ja leram:
> http://it.toolbox.com/blogs/database-soup/testing-for-normalization-33119

Sim, mas obrigado por lembrar… excelente, e CQD!  ;-)

> http://it.toolbox.com/blogs/database-soup/normalization-performance-and-virtual-private-databases-32525

Também excelente, e também CQD.  Surpreendentemente, um dos melhores
comentários (sobre NULLs) é do Celko.

Eu faço uma coisa um pouco diferente dos dois: olho amostras
aleatórias dos dados, depois de analisar as chaves e os nomes dos
objetos.  Analiso primeiro as tabelas com alta proporção de NULLs.
Embora o teste do Celko seja válido, de verificar que atributos
/aceitam/ NULL, freqüentemente todos os atributos que não sejam parte
da chave primária aceitam NULL e, numa emergência como sói acontecer,
vale a pena achar as relações mais mal normalizadas através da
ocorrência de NULLs na relação em si, não apenas na relvar.  Muitos
NULLs costumam indicar a mistura de n entidades numa única relação.

> De Josh Berkus (CEO, PostgreSQL Experts) .

Graaande Berkus.  Quero virar amigo e empregado dele… ;-)

Aproveitando a deixa, tenho vontade (mas não pachorra) de criar a
filial brasileira da SSKA
<http://www.pgexperts.com/document.html?id=24>.

Desculpai-me se pareço recorrer ao argumento (falacioso) da
autoridade, mas realmente concordo quase integralmente com o Berkus,
realmente ele é uma das coisas mais próximas que temos a uma
autoridade em assuntos conceituais na comunidade PostgreSQL… e estou
cansado de debater.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (11) 3854 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org