2010/1/10 JotaComm <jota.c...@gmail.com>:

> Na minha visão é simples, porque é a maneira mais fácil e rápida. Eu em
> alguns faço uso do pg_catalog, em outros casos faço uso do
> information_schema.  Depende da necessidade.

Mais fácil eu garantiria que não é.

No entanto voce levantou uma questão interessante. Quando voce
utilizou o termo "rápida" vc se referiu em forma de acesso ou de
construção da própria SQL?

> Concordo. O PgAdmin é um bom exemplo disso.

Eu seria um pouco mais imparcial: o psql também quebra.

Reconheço que o psql busca um número de informações que é impossível
resgatar sem acesso ao catalogo, porém para todos os outros casos
information_schema deveria ser utilizado.

-Leo
--
Leonardo Cezar
http://www.aslid.org.br