Senhores:

  Mas aí entramos novamente na velha disputa do "o meu time é melhor do que o
seu", ou "a minha Honda é mais rápida do que a sua Yamaha", e ninguém explica o
"PORQUÊ".
  O ideal é demonstrar o funcionamento da ferramenta X e comparar o mesmo com a
ferramenta Y, por exemplo, nos primórdios do SQL Server, o mesmo não compilava
as triggers (e nem sei se hoje compila), portanto, outro banco que as compilava
tinha um desempenho melhor para isto, correto? Eu já ouví de caras com uma
salutar experiência no mesmo dizer que "não utilize gatilhos porque fica
lento", mas não explicam, ou não sabem explicar, ou não querem dar o braço a
torcer...

  Portanto, e a fim de elevar o tópico de forma a que todos aprendamos,
pergunto se o PostgreSQL, no seu processo de parse, bind e execute, compila a
instrução (query), e guarda o código em alguma área para ser reutilizado,
independentemente da sessão ou usuário conectado?
  Tem um colega que jura que não, mas o mesmo não me forneceu as fontes para
consultar o assunto. Numa "googada" rápida utilizando "postgre frequently used
execution plans parse tree", eu não conseguí encontrar a resposta, ou não soube
procurar, portanto, ficarei muito grato aqueles que puderem me ajudar. Pode ser
um artigo, uma página de algum manual, ou um diagrama detalhando as estruturas
do banco.
  Feito isto, é procurar o mesmo em outros bancos, e ver como os mesmos
procedem, ou podemos comparar por outras estruturas, se preferirem.

No aguardo,

Márcio de Figueiredo Moura e Castro