Tenta fazer algo assim no teu objeto ZConnection. Mas ANTES de conectar:

  // DB codepage
  ZConnection.Properties.Values['codepage']:='unicode';

  // Client side encoding
  ZConnection.Properties.Values['client_encoding']:='unicode';

Bom, procure adequar os valores ao teu caso específico, UTF8, Latin1, etc...