Bom Daniel,

tentei fazer o que vc me indicou antes de conectar no banco, mas não deu certo.

Coloquei o codigo da seguinte maneira:

function  TFormPrinc.instanciarConexaoDoDM():boolean;
begin
try

  with dm.zcon do begin
     HostName := Unitconfig.Servidor;
     Database := db;
     port     := strToint(Unitconfig.porta);
     user     := UnitConfig.usuario;
     password := UnitConfig.senha;
     protocol := UnitConfig.protocolo;

     Properties.Values['codepage']:='WIN1252';
     Properties.Values['client_encoding']:='WIN1252';

     version  := UnitConfig.versao;
     LoginPrompt := false;
     ReadOnly    := false;
     Connected := true;
     result := true;
   end;
except
   Application.MessageBox('Erro 3: Erro na conexão com o Banco de Dados.
Verifique sua conexão com a rede.', 'Atenção', 48);
   Application.Terminate;
  result := false;
end;
end;

Atribui WIN1252 porque foi nesta codificação que criei o banco.

Você teria alguma outra dica, ou me se eu não fiz corretamente, me explicar com