Em 21 de abril de 2010 15:01, GABRIEL DOS SANTOS
<gabrielworks...@hotmail.com> escreveu:
> Bom Daniel,
>
> tentei fazer o que vc me indicou antes de conectar no banco, mas não deu
> certo.
> Coloquei o codigo da seguinte maneira:
>

> function  TFormPrinc.instanciarConexaoDoDM():boolean;
> begin
> try
>   with dm.zcon do begin
>      HostName := Unitconfig.Servidor;
>      Database := db;
>      port     := strToint(Unitconfig.porta);
>      user     := UnitConfig.usuario;
>      password := UnitConfig.senha;
>      protocol := UnitConfig.protocolo;

> [...]

Eu não trabalho com Delphi mas se você diz que criou o banco com a
codificação WIN1252 então quem deve ter este encoding é o servidor
(SERVER_ENCODING). O encoding do cliente (CLIENT_ENCODING) deve ser o
da máquina onde está rodando sua aplicação cliente, no caso seu
programa em Delphi. Veja no manual:
http://www.postgresql.org/docs/current/interactive/multibyte.html

Verifique a compatibilidade entre o SERVER_ENCODING e o CLIENT_ENCODING.
Numa sessão psql dê:
SHOW SERVER_ENCODING;
SHOW CLIENT_ENCODING;

Osvaldo