Em 4 de maio de 2010 22:01, Mozart Hasse <mozart.ha...@usa.net> escreveu:

> <corte>
>
> * _entupa_ suas tabelas de índices (a minha de notas tem mais de 50), pelo
> menos dois por chave estrangeira mais as combinações de consultas
> frequentes. Não, não acho que a gravação será responsável pelo seu gargalo
> nem com o dobro do que eu costumo colocar;
>
> <corte>

Caro Mozart,

Não pude deixar de ver esse comentário sobre "entupir as tabelas de índices"
e gostaria de saber exatamente o porque disso e trocar alguma idéia...

Atualmente trabalho no desenvolvimento e manutenção um ERP para órgãos
públicos (prefeituras, camaras, autarquias, fundações, etc) e temos mais de
2mil tabelas sendo que a que mais tenho índices totalizam 12, e isso que não
é a minha maior tabela, pois as duas maiores uma tenho 5 indices e outra 8
indices...

Que fique bem claro que não estou de maneira alguma criticando a sua forma
de ge renciar esses objetos ou querendo dizer que a minha forma de trabalho
seja mais adequada, mas gostaria muito de saber os motivos até para trocar
experiência e poder validar o que estamos fazendo... e até mesmo porque não
conheço o seu cenário e vice-versa, portanto é complicado alguém dizer que a
minha ou a sua forma de trabalho é melhor ou pior... acredito que trocando
experiências todos iremos somar em seus ambientes (esse parágrafo é para
evitar algum *flame* e acabarem desviando a conversa como as vezes acontece)

Cordialmente,

--
Fabrízio de Royes Mello