Em 5 de maio de 2010 15:03, Fábio Telles Rodriguez
<fabio.tel...@gmail.com>escreveu:

> Olha, eu sou obrigado a concordar. Se você tem um sistema com muitos
> objetos e poucos registros, tomando cuidado com índices compostos você até
> que consegue se virar razoavelmente bem. Claro que uma verificação simples
> pode tirar os índices mais inúteis com facilidade. Particularmente aqueles
> com baixa seletividade e baixa cardinalidade.
>
> Mas em tabelas grandes e tabelas relacionadas com tabelas grandes... melhor
> tomar mais cuidado. Criar índices ainda é algo que exige um tanto de arte,
> não é algo que se possa automatizar com segurança. Evite as "Rules Of
> [...]
Vou contar um segredo... em tabelas grandes tenho alguns indices compostos
sim... fruto de alguns ajustes finos na aplicação e banco... mas eu apenas
"evito" o uso demasiado, não que eles não sejam necessários em alguns
casos... mas também é como a velha máxima da medicina: "cada caso é um
caso".

> Sem contar que a órdem dos tratores faz toda a diferença.

Bahhh... e se faz... heheh

Abraços,

--
Fabrízio de Royes Mello