Bom dia!

tenho a seguinte dúvida e gostaria de uma ajuda:
tenho um sistema ERP integrado com banco de dados Postgresql na empresa, para
que todas as vinte unidades espalhadas em locais geograficamente diferentes
possam acessar o sistema usamos, até então, VPN e área de trabalho
remota/Terminal Server, onde os clientes acessam os sistema/banco como se
estivessem local. Este procedimento, tenho percebido que causa uma lentidão
significativa dos processos. Meu sistema me permite que instale um client nas
unidades, porém gostaria de saber se a demanda de consultas/gravações no banco
podem causar ainda mais lentidão se acessados diretamente pela rede.

Att,

 Alex B. Ferreira
Analista em Segurança da Informação