Com um pouco de shell script tudo é possível...

Em windows, bem aí eu não sei. Mas a questão, que já foi discutida aqui
varias vezes é:

"Se você quer uma instalação automatizada, é porquê não tem um DBA ou equipe
especializada para fazê-lo. Se você procura um banco de dados que rode sem a
necessidade de manutenção, melhor utizar outro SGDB".

Eu sugiro algo como SQLite. Não é um SGDB, é uma biblioteca que cria um
banco com suporte a SQL. TXT puro, XML ou Berkeley BD podem ser alternativas
mais interessantes para você.

Se você precisa do poder de um SGDB como o PostgreSQL, você precisa de uma
equipe especializada para instalar e manter o banco de dados. Você precisa
fazer tuning, precisa cuidar do backup, precisa fazer vacuum, reindex, etc.

Ou seja, pense bem por onde você está caminhando...

[]s
Fábio Telles

blog: http://www.midstorm.org/~telles/
e-mail / jabber: fabio.tel...@gmail.com