Quando investiguei isso, pensei em fazer um script SHELL que roda no CRON e
grava no PGDATA um arquivo com estas informações. A grosso modo poderia ser
um "df -k > data_directory/dados.txt" ou algo assim com "free" ou "top", que
depois seriam lidos pela aplicação usando pg_read_file().

Outra hipótese seria fazer o contrário: um shell (ou programa console em C)
que pega os dados, conecta no banco e grava em alguma tabela.

Alexsander da Rosa
http://rednaxel.com