Vamos lá:

SO = Fedora 9
Ninguém apagou os arquivos, mas o serviço do postgres estava sem querer
iniciar e o responsável pelo SO executou o comando:
pg_resetxlog /var/lib/pgsql/data seguindo orientações de outros
administradores, mas esse comando limpou as bases e tivemos que restaurar os
backups. Nâo aconselho o seu uso para conseguir iniciar o serviço do
postgres.
O comando SELECT que você pediu para executar retorna 20 bases inclusive as
3 que não existem. Todas com oid e nome. Se eu clicar numa das 3 bases via
pgadmin, o sistema diz que elas não existem, mas depois informa seu oid no
painel da direita.
$PGDATA está vazia, portanto, para aparecer as bases eu tenho que executar
este comando ls que você cita de /var/lib/pgsql/data.
Espero ter esclarecido suas dúvidas. Nunca vi isso na vida. A única coisa da
qual suspeito é o pg_resetxlog, mas como excluir essas bases agora?
Atte;
Moisés.

Moisés Caribé Ribeiro
AD, DBA